Chegando a Buenos Aires, fica-se encantado à primeira vista da cidade. Linda, às margens do rio, com seus prédios de linhas modernas, suas docas revitalizadas e transformadas em belos retaurantes, empresas comerciais, e seu centro com belíssimos prédios do início do século vinte, inspirados na arquitetura européia, preservados, e trazendo ao presente o glamour vigente à época de suas construções, provocando uma sensação de êxtase e encantamento ao se admirá-los.
Buenos Aires merece um capítulo especial nessa viagem.
Metrô: El Subte, como o chamam os portenhos, foi inauguarado em 1913. Foi o primeiro da América Latina. Interliga toda a cidade com suas linhas subterrâneas. A linha mais antiga sai da Plaza de Mayo e mantém, ainda, os detalhes originais:
Caje Florida: Centro de compras da cidade, com várias lojas de marcas famosas, livrarias, cafés, galerias comerciais, galerias de arte, ambulantes...:
Galerias Pacífico: Na Caje Florida, 753. Um dos centros comerciais mais elegantes da cidade. Construído na década de 40 do século passado, mantém sua estrutura origianal. Sua cúpula foi decorada com murais de importantes artistas plásticos argentinos. Ali funciona, também, o Centro Cultural Jorge Luis Borges, um dos mais importantes e conhecidos literatos argentinos:
El Ateneo Grand Splendid: Na Santa Fé, 1860. Eleita a segunda livraria mais bela do mundo, segundo o periódico britânico The Guardian. Ali funcionava um antigo teatro:
Obelisco: Mede 60 metros. Foi construído na década de 30 do século XX, em comemoração ao quarto centenário da primeira fundação da cidade. Fica no cruzamento das Av. Corrientes e 9 de Julho:
Av. 9 de Julho: A maior e mais famosa da cidade. Possui cerca de 20 pistas, por isso é considerada pelos argentinos como a avenida mais larga do mundo:
Teatro Colón: Fundado em 1908 e reinaugurado há pouco tempo, é considerado um dos melhores teatros do mundo, por sua acústica e valor artístico de sua construção:
Plaza de Mayo: Ocupada pelos prédios da adminstração pública argentina: Casa Rosada, sede do Poder Executivo, a Catedral Metropolitana, com suas belas colunas, El Cabildo, prédio da adminstração no período colonial, e a Estação do metrô mais antiga e que conserva seus vagões em madeira originais (há outras linhas com vagões moderníssimos, inclusive com ar condicionado), o Banco de La Nacion Argentina:
Estão lindass as fotosss!! parecem postaisss!!mostram a beleza do lugar e a linda e admirável sintonia do casal!!!!saudadess de vocês sempreee!!!!! bjãooooo
ResponderExcluirObrigado Ju pelo pelo comentário carinhoso. Beijo.
ResponderExcluir