A
Família Gonçalves Coutinho imigrou para o Brasil no ano de 1951 a bordo do
navio “Highland Chieftain” de bandeira inglesa tendo embarcado na cidade do
Porto e desembarcado no Rio de Janeiro.
A
família era constituída do meu pai Tertuliano José Gonçalves Coutinho, a minha
mãe Ercília da Cruz Costa Gonçalves e os meus irmãos Antonio Luiz, Maria
Leopoldina, Rosalina Tereza e Candido, sendo que este veio a falecer poucos
meses após a chegada.
O
Highland Chieftain entrou em serviço em 1929 sendo que a viagem inaugural foi
entre Londres e Buenos Aires.
Durante
vários anos efetuou viagens transatlânticas, transportando carga e passageiros
entre a Europa e a América do Sul.
Deslocava
14.000 toneladas e media 163 metros de comprimento. Acomodava 150 passageiros
na luxuosa primeira classe, 70 passageiros na segunda classe e 500 na terceira
classe.
Com
a eclosão da Segunda Guerra Mundial, os britânicos tomaram-no para uso como
transporte de tropas, tendo sofrido bombardeio que o danificou severamente
deixando-o fora de serviço até 1948.
Em
1959 foi adquirido pela empresa "Calpe Shipping Co., e totalmente
remodelado e rebatizado Calpan Star.
Em
Março de 1960, ela sofreu danos leme quando manobrava no porto de Montevidéu
teve que ser rebocado sendo que durante a manobra sofreu uma explosão nas
caldeiras que resultou em seu naufrágio.
http://www.submerged.co.uk/montevideo-chieftain.php
A viagem do Rio de Janeiro até a cidade do Rio Grande, destino final, foi feita a bordo do navio “Itatinga”-1912 - 1962
Característica
Cttor - Ailsa hip Building Co. Ltd. - Troon, Escócia, 06.1912
Arqueação - Tab 2.114,00 tons - Tal 1.181,00 tons
Dimensões - Pp 87,78 mts - Boca 13,17 mtss - Pontal 5,30 mts
Máq. Aila, Ltd., Troon, 1912 - 2 Te - 6 Ci - 304 Nhp - 12m/h
Característica
Cttor - Ailsa hip Building Co. Ltd. - Troon, Escócia, 06.1912
Arqueação - Tab 2.114,00 tons - Tal 1.181,00 tons
Dimensões - Pp 87,78 mts - Boca 13,17 mtss - Pontal 5,30 mts
Máq. Aila, Ltd., Troon, 1912 - 2 Te - 6 Ci - 304 Nhp - 12m/h
Em 31 de Dezembro de 1962 o Itatinga foi vendido para demolir no Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário